O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Selo Linguagem Simples 2025. A certificação, recebida durante solenidade em Brasília-DF nessa terça-feira (16/12), destaca as iniciativas do tribunal em promover comunicação clara e acessível.
Ao todo, 47 órgãos do Poder Judiciário brasileiro foram contemplados com o selo, instituído pela Portaria nº 191/2025 do CNJ. A premiação reconhece a adoção de linguagem direta e compreensível em decisões judiciais e na comunicação institucional, incentivando a aplicação em todos os ramos e graus de jurisdição.
No TRT-2, foi reconhecida a iniciativa Cartilha Trabalhista em Linguagem Simples: um guia do TRT-2 com explicações simples sobre os termos mais usados na Justiça do Trabalho.
Durante a cerimônia, a conselheira do CNJ e presidente da Comissão Permanente do Poder Judiciário, Daiane Nogueira de Lira, destacou que a iniciativa representa uma mudança cultural no Judiciário brasileiro. Segundo ela, facilitar a comunicação com a sociedade é parte do dever institucional dos órgãos públicos e um passo essencial para o fortalecimento da cidadania.
Além disso, o evento iniciou a 2ª Reunião de Planejamento da Linguagem Simples do Poder Judiciário, a qual tratou questões relacionadas a diretrizes do evento de 2026. A reunião reforçou a necessidade do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, que atualmente conta com a adesão de 91 tribunais.
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região São Paulo, 17.12.2025
Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.