Edição de dezembro também revisita o caso Shell/Basf, entre outros assuntos ligados à atuação da Justiça do Trabalho
17/12/2025 – A edição deste mês da TST Juris, newsletter produzida pelo Tribunal Superior do Trabalho exclusiva para o LinkedIn, apresenta uma análise detalhada sobre a responsabilidade trabalhista em cadeias produtivas cada vez mais fragmentadas. O artigo principal aborda a figura do chamado “empregador invisível” e explica como a jurisprudência recente do TST tem definido critérios para diferenciar relações comerciais legítimas da terceirização, com impactos diretos na responsabilização trabalhista.
A publicação também revisita os 12 anos do caso Shell/Basf, reconhecido como um marco da Justiça do Trabalho na proteção socioambiental e na tutela intergeracional de direitos. São abordados ainda o início das inscrições para a indicação de representantes da magistratura trabalhista ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a implementação da Política Nacional de Justiça Itinerante e Inclusão Digital (PNJIID), que amplia o acesso da Justiça do Trabalho a pessoas em territórios remotos ou em situação de exclusão digital.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, 17.12.2025
Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.