Nova edição da Revista do TRT-10 destaca precedentes, assédio eleitoral e inteligência artificial no trabalho

18 dez 2025

Já está disponível o novo volume da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (v. 29, n. 2), que reúne artigos voltados à reflexão jurídica contemporânea e a temas relevantes das relações de trabalho.
Entre os destaques da edição, o oficial de Justiça Fabiano Matos de Araujo analisa a evolução da jurisprudência no Tribunal Superior do Trabalho no artigo “O TST na era dos precedentes: construção de um novo modelo e perspectivas para o futuro do sistema”, abordando os desafios da consolidação dos precedentes e estabelecendo comparações entre os sistemas common law e civil law.
A juíza Francisca Brenna Vieira Nepomuceno trata dos efeitos de práticas abusivas no ambiente laboral durante períodos eleitorais, no texto “Assédio eleitoral nas relações de trabalho”. Já a juíza Katarina Roberta Mousinho de Matos contribui com dois artigos: “Jurisdição trabalhista comparada: Justiça Especializada X agências administrativas”, que compara os modelos brasileiro e norte-americano, e “A regulação das ferramentas de contratação baseadas em inteligência artificial”, no qual discute riscos e oportunidades dessas tecnologias sob a ótica dos direitos humanos e da igualdade de gênero.
A publicação traz ainda o artigo de Liliana Rita Bastos de Alencar Araripe e da juíza Natália Luiza Alves Martins, “A cooperação interinstitucional e a inclusão de entes representativos no sistema de justiça”, que destaca o papel dos sindicatos à luz da Resolução CNJ nº 350/2020. O juiz Orlando Losi Coutinho Mendes analisa os avanços e limites das políticas de licença parental no Brasil e na Colômbia, enquanto o juiz Renan Martins Lopes Belutto propõe uma releitura sobre a rescisão indireta do contrato de trabalho no artigo “A desnecessidade de comprovação de vício de consentimento no pedido de demissão”.
A seção “Arte e Trabalho” apresenta, de forma inovadora, um cordel sobre empreendedorismo hi-tech, de autoria da servidora Daiane Andrade Argollo. A edição se encerra com a publicação de quatro acórdãos do TRT-10.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região Distrito Federal e Tocantins, por Jeovana Silva, 17.12.2025

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post
Granadeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.