Juízo considera válido PAD instaurado por servidora sem estabilidade

12 fev 2021

Uma decisão da 4ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes-SP julgou improcedente o pedido de um empregado que ajuizou reclamação trabalhista em face daquele município. O trabalhador pleiteava nulidade do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) a que fora submetido, uma vez que a presidente de tal comissão era servidora pública não detentora de estabilidade.

O reclamante alegava haver violação do art. 178, §2º da lei municipal (LC nº 82/2011), enquanto a reclamada afirmava não haver nulidade a ser decretada, sob o argumento de que a mesma lei não determina que os membros da comissão sindicante e processante sejam servidores estáveis.

Em sua sentença, o juiz do trabalho substituto Diego Taglietti Sales discorreu sobre o princípio federativo e o princípio da legalidade, ambos previstos na Constituição Federal de 1988. Em linhas gerais, o primeiro garante a autonomia de cada ente político para legislar sobre o estatuto de seus servidores públicos e definir as regras do seu processo administrativo. O segundo impõe à Administração Pública atuação administrativa somente quando houver previsão legal.

“O regramento da municipalidade não menciona a necessidade de que os servidores integrantes da comissão sejam estáveis. Com isso, entender por nula a decisão do PAD pelo fato de um requisito que a lei regente não expõe como necessária não merece prosperar”, pontuou o juiz. Afirmou, ainda, que quando a lei municipal quis estabelecer regramentos diferentes envolvendo o servidor estável e o não estável, assim o fez em vários artigos.

O magistrado recorreu, ainda, à jurisprudência de outros tribunais sobre o tema e concluiu pela não ocorrência de nulidade ao devido processo legal quanto ao PAD em questão. Declarou, portanto, improcedente o pedido do reclamante.

(Processo nº 1001127-30.2020.5.02.0371)

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região São Paulo, 11.02.2021

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post