A plataforma “LaborNexus”, desenvolvida pela Justiça do Trabalho gaúcha, foi lançada nacionalmente na segunda-feira (6/5). Ela foi criada para facilitar o uso judicial das Normas Internacionais do Trabalho. O lançamento ocorreu na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF, durante o seminário “As Normas Fundamentais do Trabalho e o papel da OIT na sua efetivação”.
Pesquisa qualificada
O LaborNexus estrutura e disponibiliza, em língua portuguesa, documentos e informações essenciais elaborados pelos órgãos de controle da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seu objetivo é garantir acesso qualificado ao conteúdo internacional aplicável, contribuindo para decisões mais fundamentadas, consistentes e alinhadas ao Direito Internacional do Trabalho.
“Este lançamento nacional é fundamental para que a plataforma tenha alcance e a legitimidade necessária para ser um instrumento de evolução na forma de compreendermos o papel do direito internacional”, declarou a juíza Carolina Paiva, coordenadora de dois grupos de trabalho que participaram da criação da ferramenta.
As principais funcionalidades da ferramenta são a tradução técnica de documentos dos órgãos de controle da OIT e a pesquisa estruturada, com cruzamento de dados, permitindo ao usuário navegar entre textos normativos e interpretações de forma coordenada. Ela também disponibiliza informações sobre ratificações e possibilidades de aplicação.
Na terça-feira (6/5), a juíza Carolina Paiva e o desembargador Fabiano Holz Beserra, diretor da Escola Judicial do TRT-RS, apresentaram o sistema LaborNexus no escritório da OIT Brasil.
Seminário
Além do lançamento da plataforma LaborNexus, o seminário contou com dois paineis de debates. O primeiro abordou os desafios para aplicação das normas fundamentais da OIT no contexto social internacional, e o segundo debateu o papel e a atuação do Comitê de Peritos sobre a Aplicação de Convenções e Recomendações (CEACR) e Comitê de Liberdade Sindical da OIT.
O evento foi promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em parceria com o TST e a OIT.
Artigos sobre Normas Internacionais
As juízas do TRT-RS Carolina Paiva e Bárbara Fagundes também participaram, na segunda-feira (5/5), do lançamento da obra coletiva “Coleção Estudos EnamatAbre em nova aba“.
A juíza Bárbara Fagundes publicou o artigo “O Direito Aplicável ao Trabalhador Marítimo e o Tema 210 Do STF”, no “Volume 15 – Normas Internacionais e Controle de Convencionalidade na Justiça do Trabalho: Interpretação e AplicaçãoAbre em nova aba”. A juíza Carolina Paiva, por sua vez, participou do artigo “Uso Judicial das Normas Internacionais do Trabalho: Urgência e Mecanismos de Implementação”, em conjunto com a ministra do TST Delaíde Arantes e a professora do Centro Universitário UDF Maria Cecilia Lemos, publicado no “Volume 14 – Normas Internacionais e Controle de Convencionalidade na Justiça do Trabalho: Fundamentos e DoutrinaAbre em nova aba”.
Iniciativa
O LaborNexus é uma criação de quatro setores do TRT-RS: Grupo de Trabalho para Promoção das NITs, Grupo de Estudos OIT e Trabalho Decente, ambos coordenados pela juíza Carolina Cauduro Dias de Paiva, Laboratório de Inovação (Linova), coordenado pelo juiz Rodrigo Trindade, e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), dirigida pelo servidor André Farias.
O lançamento nacional contou com a presença do diretor da Escola Judicial do TRT-RS, desembargador Fabiano Beserra, das juízas Carolina Paiva, Bárbara Fagundes, Lúcia Matos e Eliane Melgarejo, e do juiz Silvionei do Carmo. Todos são integrantes do grupo de estudos e do grupo de trabalho para a promoção das normas internacionais do trabalho instituídas no TRT-RS.
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Rio Grande do Sul, por Guilherme Villa Verde, 07.05.2025
Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.