Acordo firmado no TST resulta em campanha em defesa do trabalho seguro e saudável

24 jan 2024

A iniciativa busca conscientizar empregadores e empregados para a importância de adotar medidas de segurança adequadas no ambiente de trabalho

22/01/24 – Após conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança, neste mês, a campanha “Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável”. Empresas e organizações podem aderir à campanha adquirindo e divulgando os materiais em suas redes sociais, sites ou redes internas. A iniciativa é resultado de acordo firmado entre o MPT e a construtora Andrade Gutierrez S/A, em processo relatado pelo ministro Cláudio Brandão.

A campanha abordará, ao longo de oito meses, temas específicos que envolvem a promoção de uma cultura de saúde e segurança no local de trabalho. Os materiais desenvolvidos pelo MPT, como cards para redes sociais, vídeos de animação, cartazes, infográficos e documentários com especialistas, estão disponíveis no site Lute Pelo Trabalho Seguro.

Conheça o calendário temático:

. Janeiro – Riscos Psicossociais
. Fevereiro – Setor Aeroportuário
. Março – Setor Industrial
. Abril – Construção Civil
. Maio – Setor de Transportes
. Junho – Mineração
. Julho – Agricultura
. Agosto – Saúde e Serviços Sociais

Saúde mental

Neste mês, o tema escolhido pela campanha é a prevenção de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados pelo MPT, no mundo, 12 milhões de dias de trabalho por ano são perdidos por doenças como depressão e ansiedade. Isso traz sérios impactos na qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares, além de altos custos para as empresas e para a sociedade.

Conheça a história de Sofia, Lucas e Isabela e saiba mais sobre os riscos psicossociais no ambiente de trabalho:

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, 22.01.2024

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post
Granadeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.