Idosa tem reconhecida a rescisão indireta do empregador, por desconsiderar limitações físicas

07 mar 2024

Uma trabalhadora idosa, obrigada pela empresa a realizar atividades laborais que exigiam esforço físico acima de sua capacidade, obteve na Justiça o direito ao rompimento contratual por rescisão indireta, uma espécie de justa causa do empregador, por não cumprimento do contrato de trabalho. A decisão é da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), que considerou grave a conduta da empresa, porque, mesmo tendo recebido atestados médicos indicando as limitações físicas da funcionária, deixou de adaptar a empregada em atividades compatíveis com a sua condição física.

Contratada em 2011 pelo estabelecimento, uma empresa de São José dos Pinhais que atua na fabricação e comércio de materiais de construção, a trabalhadora realizava serviços de limpeza. Em 2021, quando contava com 60 anos de idade, a empregada entregou à empresa atestados médicos que comprovaram problemas de saúde.

No documento, consta que ela sofre de dor articular, fibromialgia e dor crônica intratável (R52.1), com recomendação médica ao empregador para adequação do trabalho à capacidade física e idade, com finalidade de reduzir dores e afastamentos. No entanto, a empregadora apenas alterou a função da funcionária após mais de um ano da indicação médica, para o setor “escritório/limpeza”. Em 2022, houve nova indicação médica para alteração de função, o que foi ignorado pelo estabelecimento. As alegações foram provadas pela funcionária.

A 7ª Turma do TRT-PR concluiu que a apresentação dos atestados médicos comprova que a trabalhadora teve o seu estado de saúde agravado ao longo do contrato de trabalho, com necessidade de readaptação, especialmente, por se tratar de pessoa idosa, “à qual deve ser observada a proteção integral nos termos do art. 2º do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003)”, frisou o Colegiado. O artigo citado pela 7ª Turma diz que “a pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

Nesse contexto, ressaltou a relatora do acórdão, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, “imperioso reconhecer que a autora, com 60 anos de idade em 2021, amparada pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003), deve ter reconhecido e garantido o direito ‘ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas’, à luz do art. 26 do referido diploma legal”. 

Com o reconhecimento da rescisão indireta, a empresa deverá pagar à trabalhadora as verbas rescisórias decorrentes e expedir as guias para habilitação no programa do seguro-desemprego e saque do FGTS, bem como proceder à baixa na CTPS. A 7ª Turma manteve o entendimento da decisão de 1º Grau, da 5ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região Paraná, por Gilberto Bonk Junior, 07.03.2024

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post