Operador de máquinas de Ponta Grossa tem justa causa por condenação criminal revertida

05 mar 2024

3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) reverteu para ‘sem justa causa’, a dispensa por ‘justa causa’ aplicada por uma indústria de Ponta Grossa a um operador de máquinas, que teve contra si uma condenação criminal transitada em julgado, ou seja, não tendo mais possibilidade de recurso. De acordo com a jurisprudência, ao constatar uma falta grave do empregado, o empregador deve aplicar a pena de forma imediata, sob pena de configurar perdão tácito. A empresa demorou quase dois anos para realizar a demissão. Ainda cabe recurso à decisão.

Admitido em março de 2016, o funcionário foi preso em setembro de 2020 e condenado a 5 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, decisão que transitou em julgado no dia 19 de abril de 2022. Em 24 de junho do mesmo ano ele obteve a progressão da pena, passando ao regime semiaberto, sob monitoramento eletrônico e com a obrigação de estar em casa diariamente às 23h, permanecendo até às 5h do dia seguinte.

No dia 7 de julho de 2022 ele retornou à empresa para retomar seu emprego, ocasião em que foi demitido por justa causa. Ao analisar o caso, a Juízo de 1º Grau considerou válida a dispensa por justa causa, já que houve a condenação criminal transitada em julgado, como prevê o artigo 482, “d”, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os desembargadores da 3ª Turma, porém, destacaram que a parte final do dispositivo legal traz a ressalva de que a justa causa é aplicável em caso de condenação criminal passada em julgado, “caso não tenha havido suspensão da execução da pena”. No entendimento colegiado, não é a condenação criminal em si que enseja a justa causa, mas sim a impossibilidade do empregado comparecer ao trabalho, pela restrição da liberdade a que deu causa.

Nesse sentido, a relatora do caso, desembargadora Thereza Cristina Gosdal, ponderou que “a penalidade máxima (justa causa), apenas pode ser aplicada nas situações em que o empregado, em decorrência da condenação criminal sofrida, estiver impossibilitado de cumprir com a sua obrigação principal perante ao empregador (prestar serviço)”.

A relatora destacou, ainda, que não foi observado pela empregadora o requisito da imediatidade, como validador da justa causa. “Se a reclamada entendia que a condenação criminal era motivo para dispensar o reclamante por justa causa, deveria tê-lo feito de forma imediata e no momento em que o reclamante estava impossibilitado de comparecer ao trabalho, e não meses depois quando o empregado já se encontrava em liberdade provisória”,  concluiu a desembargadora Thereza Cristina Gosdal.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região Paraná, por Márcio Lopes, 04.03.2024

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post