Inscreva-se e opine em audiência pública on-line sobre gênero, raça e diversidade

24 jan 2024

Até o dia 24 de janeiro, representantes da sociedade civil, entidades e organizações podem se inscrever para participar de audiência pública pelo Zoom que discute gênero, raça e diversidade na Justiça do Trabalho (JT).

Organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o debate servirá de base para a construção de um protocolo específico para a JT a ser desenvolvido por grupo de trabalho dedicado ao tema, conforme dispõe o Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº 70, de 5 de outubro de 2023. Confira todas as informações no edital de chamamento da audiência e inscreva-se por meio do formulário exigido.

Desde 2021, vigora para todo o Judiciário do país o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, do Conselho Nacional de Justiça. O documento aborda desigualdades de gênero e como elas se expressam, inclusive nas estruturas do Poder Judiciário. A adoção das diretrizes contribui para uma atuação da magistratura sem vieses e preconceitos.

A iniciativa busca promover uma Justiça do Trabalho ainda mais responsável e atenta aos temas propostos, possibilitando a condução de julgamentos com base em orientações atualizadas e bem fundamentadas.

Saiba mais

A lista de selecionados será divulgada às entidades inscritas, por e-mail, a partir das 18h de 25 de janeiro. As inscrições para participação oral ficarão limitadas ao tempo de duração da reunião, sem prejuízo da apresentação de memoriais escritos – que devem ser apresentados até 2 de fevereiro.

Atuação com perspectiva

Além do protocolo com perspectiva de gênero, raça e diversidade, a Justiça do Trabalho também se dedica a estudos para a elaboração de outros dois protocolos: com perspectivas de infância e adolescência e de trabalho escravo contemporâneo. Para isso, três grupos de trabalho foram instituídos em outubro do ano passado, responsáveis pela iniciativa (ato conjunto TST.CSJT.GP 70/2023).

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região São Paulo, 22.01.2024

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post