TRT-RN determina que sindicato homologue rescisão de trabalhadora grávida

07 jun 2023

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) determinou que o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares no Estado (Sindhoteleiros/RN) homologue a rescisão de gestante que pediu demissão.

No caso, o sindicato não homologou a rescisão porque a Convenção Coletiva da Categoria (CCT) restringe esse ato somente a seus associados, o que não era o caso da grávida em questão.

De acordo com o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, relator do processo no TRT-RN, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ampliou o alcance da interpretação do art. 500 da CLT, “a fim de albergar, igualmente, a trabalhadora gestante, cujo pedido de demissão só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato”.

“No caso em questão, é fácil perceber que a CCT não trata especificamente de empregado estável, mas tão somente cria norma geral aos trabalhadores sindicalizados”, destacou o magistrado.

Assim, a norma da CCT não é uma nova regra, mas sim uma mera aplicação dos conceitos já fixados, “já que a norma coletiva não retira a garantia específica dos empregados que gozam de estabilidade, cuja previsão está amparada no art. 500 da CLT”.

Ainda de acordo com o desembargador, a CCT apenas fixa uma nova espécie de obrigatoriedade de homologação da rescisão para os trabalhadores sindicalizados.

“Em outras palavras, sendo entendido que a CCT faz previsão geral, sequer é possível afirmar que há conflito entre a norma negociada e a disposição legal, sendo estas meramente complementares entre si”, concluiu Carlos Newton de Souza Pinto.

A decisão da Segunda Turma do TRT-RN foi por unanimidade e manteve julgamento anterior da 1ª Vara do Trabalho de Natal.

Processo: 0000101-24.2023.5.21.0001

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 21ª Região Rio Grande do Norte, 06.06.2023

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post