Primeira Turma TRT16: irmãos de vítima de acidente de trabalho não têm direito ao recebimento de indenização

03 mar 2023

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) julgou improcedente a reclamação de cinco irmãos de trabalhador de empresa terceirizada que pleiteavam o pagamento de indenização em decorrência da morte do parente por acidente de trabalho.
O julgamento do recurso ordinário foi proferido na sessão ordinária da Primeira Turma realizada no último dia 15 de fevereiro e publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) do dia 28 de fevereiro.
Na decisão, o colegiado concluiu que não ficou comprovado nos autos ser devida a reparação por dano moral indireto uma vez que os autores não faziam parte do núcleo familiar próximo da vítima, tal como os dois filhos e companheira do trabalhador.
Morto em acidente de trabalho, a vítima era empregado de uma terceirizada prestadora de serviço para empresa de distribuição de energia elétrica no Pará. Exercia a função de eletricista júnior quando sofreu acidente fatal na cidade de Soure (PA), no dia 22/7/2017, durante implantação de postes de fibra e lançamento de cabos multiplexados.
De acordo com o acórdão da Primeira Turma, nos depoimentos, os irmãos residentes em São Luís não comprovaram que coabitavam com a vítima, que tinham convivência íntima e declararam que não viam o trabalhador há cerca de dez anos e que a comunicação restringia-se aos meios virtuais. Também não restou provada a dependência econômica da vítima.

Honorários de sucumbência
A Primeira Turma decidiu também que cabe aos reclamantes o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência, que são devidos pela parte perdedora na ação. Ficou definido o percentual de 5% sobre R$ 250 mil, valor correspondente à indenização por dano moral indireto pleiteado no processo.
O processo 0016934-23.2021.5.16.0003 foi relatado pela desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e teve por fundamento decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Composição
A Primeira Turma é presidida pelo desembargador Carvalho Neto e são também integrantes, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e os desembargadores José Evandro de Souza e Luiz Cosmo da Silva Júnior.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região Maranhão, 01.03.2023

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post