TST disponibiliza material sobre capacitismo e respeito às pessoas com deficiência

28 fev 2023

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) disponibiliza em seu site oficial uma cartilha intitulada “É capacitismo e você deveria saber – Um miniguia para atitudes que incluam pessoas com deficiência”. O objetivo do material é propor a conscientização aos servidores e magistrados do Poder Judiciário, bem como a população em geral, a respeito das pessoas com deficiência, evitando certos comportamentos e o uso de expressões que possam constranger esta parcela da população.

A cartilha apresenta resumidamente a legislação que ampara a população de PCDs, além de dados estatísticos que apresentam o quadro deste público no mercado de trabalho do Brasil. O capacitismo se dá, por exemplo, quando as pessoas são consideradas como “não iguais”, menos capazes (de produzir, de trabalhar, de aprender, de amar, de cuidar etc.) e menos aptas a gerir a própria vida.

O documento também apresenta uma série de frases e expressões do senso comum que podem ser ofensivas e desrespeitosas com pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região Paraíba, por André Luiz Maia, 27.02.2023

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post