ASG com salários atrasados constantemente será indenizado

15 dez 2022

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) reconheceu o direito à indenização por danos morais, no valor de R$ 2 mil, para auxiliar de serviços gerais (ASG) que teve seus salários atrasados constantemente.

Ele era contratado pela AF Segur Empresa Terceirizadas LTDA. e AF Segur LTDA. e prestava serviço em um condomínio. No processo, informou que foi admitido em maio de 2021 e deixou a empresa em junho do ano seguinte.

Alegou, ainda, que, ao longo do contrato de trabalho, houve sucessivos atrasos no pagamento dos seus salários, gerando angústias e inquietações pela ausência da verba alimentar necessária à subsistência da sua família.

Em suas defesas, as empresa alegaram “não houve atrasos salariais em dias significativos”.

O desembargador Ricardo Luís Espíndola Borges, relator do processo no TRT-RN, com base em depoimento testemunhal, constatou que era comum o postergamento dos salários do ASG.

Isso ocorria porque o condomínio, com a constatação de não pagamento dos salários dos terceirizados pelas empresas, suspendia o valor que devia a elas, a fim de que regularizassem suas obrigações com os trabalhadores.

Para o magistrado, não era possível averiguar “que o dano do autor do processo era prontamente reparado por essa medida”. Isso porque o condomínio não pagava de forma imediata e diretamente os salários em atraso, “mas apenas – reitero – sustava o pagamento que ele devia às rés, a fim de que estas quitassem os salários dos seus empregados”.

Assim, para o desembargador, “a alegação do trabalhador prevaleceu sobre a das empresas, ou seja, de que havia constantes atrasos no pagamento dos seus salários”.

“O atraso no pagamento do salário faz com que o trabalhador não tenha uma sobrevivência digna, afrontando, pois, o princípio da dignidade da pessoa humana”, concluiu o magistrado.

A decisão da Primeira Turma do TRT-RN foi por maioria quanto ao tema e reformou decisão anterior da 9ª Vara do Trabalho de Natal (RN), que não havia reconhecido o direito aos danos morais.

As decisões da Justiça do Trabalho são passíveis de recursos, de acordo com a legislação vigente.

Processo: 0000468-58.2022.5.21.0009

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 21ª Região Rio Grande do Norte, 14.12.2022

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post