Hospital faz acordo para realizar testes de Covid-19 em enfermeiros mesmo sem sintomas

13 maio 2022

O Hospital São Paulo e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo entraram em acordo para que todos os profissionais representados pelo último possam realizar testes de covid-19 custeados pelo empregador. A medida vale enquanto perdurar a pandemia, para testes do tipo PCR, pelo simples interesse do trabalhador, independentemente de qualquer sintoma.

A conciliação foi mediada pelo juiz Jorge Batalha Leite, em audiência telepresencial, quase dois anos após o ajuizamento da ação. A audiência contou também com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho Maria Beatriz Chaves, que concordou com os termos da tratativa. O mesmo sindicato havia conseguido firmar acordo de teor parecido com o Hospital Albert Einstein em dezembro do ano passado. Saiba mais aqui.

O início da ação contra o Hospital São Paulo foi na 11ª Vara do Trabalho de São Paulo, que julgou improcedente o pedido do sindicato. Em decisão de recurso ordinário, a 3ª Turma do TRT da 2ª Região determinou que os profissionais que atuavam diretamente com covid-19 deveriam ser testados a cada 15 dias, ao passo que os demais deveriam realizar exames uma vez por mês. Após a decisão, as partes decidiram pactuar o acordo.

A conciliação prevê ainda, que, caso os profissionais tenham algum tipo de dificuldade de realizar o exame, caberá ao sindicato noticiar nos autos e requerer que seja fixado prazo específico para cumprimento da obrigação de fazer, com fixação de multa.

Com a homologação, o acordo produz já todos os efeitos e não cabem mais recursos.

(Processo nº 1000589-62.2020.5.02.0011)

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região São Paulo, 12.05.2022

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post