Processo de motorista argentino contratado em São Borja pode ser julgado pela Justiça do Trabalho gaúcha, decide 2ª Turma

10 dez 2021

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) entendeu que a Justiça do Trabalho gaúcha é competente para julgar o processo ajuizado por um trabalhador residente na Argentina. Ele atuava como motorista de caminhões novos, transportados para países como Chile e Peru a partir da aduana integrada de Santo Tomé (Argentina) e São Borja (Brasil). Isso porque, segundo os desembargadores, apesar do trabalho ser prestado fora do território nacional, a empregadora, uma empresa especializada em entregas de caminhões e ônibus zero quilômetro, tem sede no Brasil e, nesse caso, o trabalhador poderia escolher o foro no qual ajuizaria o processo.

A decisão reforma sentença da Vara do Trabalho de São Borja. Na primeira instância, a juíza havia entendido que a Justiça do Trabalho do Brasil não poderia julgar a causa por dois motivos: em primeiro lugar, porque o trabalho havia sido prestado fora do território nacional; e, em segundo, pelo fato do trabalhador ser estrangeiro e residir na Argentina. Segundo a magistrada, a nacionalidade brasileira é exigida pela CLT para casos em que o serviço é prestado fora do país.

Nesse sentido, foi determinada a extinção do processo, sem resolução do mérito. Descontente, o trabalhador recorreu ao TRT-RS.

Direito de escolha

Na análise do caso perante a 2ª Turma, o relator do processo, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, destacou que o trabalhador alegou ter sido contratado pelo escritório da empregadora em São Borja, e que a sede da empresa localiza-se em Curitiba, capital do Paraná. No entendimento do magistrado, ficou comprovada a existência do escritório da empresa no lado brasileiro da aduana.

Como explicou o relator, nos casos em que o trabalho é prestado fora do país, mas houve contratação em território nacional, o trabalhador pode escolher o foro mais adequado para ajuizamento da sua demanda trabalhista. Cabia à empregadora, segundo o magistrado, demonstrar que a contratação teria sido feita no exterior, e em que moldes, se como prestação de serviços ou como contrato de trabalho, o que não foi feito durante o processo.

Diante disso, o relator declarou a Justiça do Trabalho da 4ª Região como competente para o julgamento e determinou que o processo volte ao primeiro grau para análise dos pedidos. O entendimento foi unânime na Turma Julgadora. Também participaram do julgamento os desembargadores Marçal Henri dos Santos Figueiredo e Clóvis Fernando Schuch Santos. As partes ainda podem apresentar recursos.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Rio Grande do Sul, por Juliano Machado, 09.12.2021

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post