Empregado de siderúrgica receberá justa remuneração por invento industrial

08 dez 2021

A 3ª Turma do TRT-ES manteve decisão da 12ª Vara do Trabalho de Vitória e garantiu o direito à justa remuneração ao trabalhador de uma empresa siderúrgica que desenvolveu inventos industriais durante o serviço, entre os anos de 1990 e 1995. O colegiado entendeu que deve haver uma compensação financeira pela criação. 
 
Naquele período, ocupando a função de supervisor de manutenção, o empregado criou três inventos, dentre eles o “dispositivo de inspeção das esferas de armazenamento de gases”. De acordo com o processo, o equipamento abreviou o tempo gasto para a vistoria das esferas, reduziu o custo da operação e evitou acidentes de grande escala no local de trabalho.  
 
A invenção foi reconhecida em congressos nacionais e internacionais. O autor chegou a ser agraciado com prêmio Talento Brasileiro e teve seu nome divulgado em jornais de circulação nacional. 
 
Ao ser dispensado da empresa em 2007, o trabalhador entrou com ação na Justiça do Trabalho postulando, dentre outros pedidos, remuneração de 50% do ganho econômico auferido pela companhia a partir da utilização dos inventos.   
 
A siderúrgica recorreu da sentença do juiz Fabrício Boschetti Zocolotti, argumentando que a atividade inventiva  estava compreendida na função do empregado e que a propriedade dos inventos industriais seria exclusivamente da empresa empregadora. Citou o artigo 88 da Lei 9279/9, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.  
 
A 3.ª Turma reconheceu que o invento é propriedade comum das partes, cabendo ao empregador o direito exclusivo de exploração e ao empregado uma compensação financeira. De acordo com os autos, a utilização do invento atendeu a importante norma de segurança do local de trabalho, evitando acidentes de grande escala.  
A relatora, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, destacou que “a criação de dispositivos e equipamentos inéditos suplantavam as competências e resultados aguardados do reclamante na função que ocupava”. Desse modo, concluiu, “o esforço inventivo é extracontratual, sendo devida contraprestação específica ao reclamante, para além do salário pactuado.” 
 
Em sessão realizada em 18/10/21, por unanimidade, o colegiado negou provimento ao recurso da reclamada e deu parcial provimento ao recurso do reclamante. Cabe recurso.  
  
Processo nº: 0124300-87.2009.5.17.0012 ROT 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região Espírito Santo, 07.12.2021

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post