Pizzaria deve pagar descanso semanal remunerado em dobro para pizzaiolo que trabalhava todos os domingos

05 fev 2021

O trabalho prestado no dia de domingo deve ser pago em dobro se a concessão do descanso semanal remunerado não coincidir com o domingo pelo menos por uma vez no período máximo de três semanas, conforme disposto no art. 6º, parágrafo único, da Lei nº 10.101/2000, aplicável ao caso por analogia. Com esse entendimento, a Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18), por unanimidade, reformou a sentença da 2ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia (GO) para condenar uma pizzaria ao pagamento do descanso semanal remunerado em dobro a cada 3 semanas.

Um pizzaiolo entrou com uma ação trabalhista para pedir reconhecimento do vínculo trabalhista com o restaurante e todas as verbas trabalhistas decorrentes do contrato laboral. O Juízo da 2ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia reconheceu o vínculo, deferiu as verbas, entretanto negou o pedido de pagamento em dobro do descanso semanal remunerado não usufruído aos domingos.

Para reverter essa decisão, o pizzaiolo recorreu ao TRT-18 sob o argumento de que o repouso semanal remunerado é um direito fundamental previsto no art. 7º, inciso XIV, da Constituição Federal, devendo ocorrer preferencialmente aos domingos. Além disso, o trabalhador ressaltou que a discussão está na necessidade de o repouso incidir no domingo no mínimo uma vez a cada três semanas.

A relatora, desembargadora Rosa Nair, observou que nos autos consta que o pizzaiolo nunca usufruiu folgas aos domingos, sendo reconhecida a sua jornada como sendo de terça a domingo. Todavia, prosseguiu a relatora, o fato de o trabalhador sempre usufruir um descanso de 24 horas a cada semana, não lhe retira o direito de ter esse descanso coincidindo com o domingo a cada três semanas.

“Destaco que, independentemente de a jornada ser 6×1 ou 5×1, o fato é que deve ser observado o disposto no art. 6º, parágrafo único, da Lei n° 10.101/2000”, afirmou Rosa Nair. Esse dispositivo permite o trabalho aos domingos com a ressalva que o repouso semanal remunerado coincida a cada três semanas com o domingo.

A relatora trouxe também o entendimento do TST no mesmo sentido. Por fim, Rosa Nair deu provimento ao recurso para condenar a pizzaria ao pagamento do descanso semanal remunerado em dobro a cada 3 semanas. Também participaram do julgamento, por meio de sessão virtual, os desembargadores Elvecio Moura dos Santos e Silene Aparecida Coelho.

Processo: 0010321-21.2020.5.18.0082

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região Goiania, por Cristina Carneiro, 04.02.2021

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhar
Imagem Footer Single Post