03
novembro
2015
Clipping, Notícias,

Com medo, profissionais escondem transtornos de ansiedade no trabalho.

Não vai dar certo. Não vai dar tempo. Não vou conseguir. Coração acelerado, tremor nas mãos, suor. Medo.

A antecipação de perigos é o traço marcante da ansiedade. Graças a esse estado, o corpo fica em alerta para reagir rapidamente a uma ameaça -que pode ser uma reunião- e o ser humano se organiza melhor para lidar com ela.

Mas, quando o perigo passa e a ansiedade continua, constante e excessiva, ela transforma-se na ameaça.

“São tantas preocupações que chega um momento em que você explode”, diz o assistente de planejamento Deivison de Souza, 22. Há quatro meses, ele começou a ter crises de ansiedade, quando sente a pressão subir e medo de morrer. A pior aconteceu durante o trabalho. Por recomendação dos colegas, ele procurou ajuda.

É comum, porém, que o ansioso esconda o problema da empresa porque sente vergonha e teme que duvidem da sua competência, diz a psicóloga Michelle Bernardo, presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta). Mas, na maioria dos casos, o medo não tem fundamento: quem se abre encontra apoio, diz Bernardo.

Shirlei Barros, 37, desceu apressada os oito andares do prédio onde trabalhava, em São Paulo, chegou ao térreo e paralisou. Só saiu de lá uma hora depois, quando um colega a viu e avisou sua chefe, que foi buscá-la.

“Eu ficava o dia inteiro em uma sala fechada, nem a porta ficava aberta. Isso foi o gatilho. Até então, eu nem sabia que tinha ansiedade”, diz.

Cerca de 30% dos habitantes de São Paulo têm algum tipo de transtorno, segundo a pesquisa “Distúrbios Mentais em Megacidades”, de 2012. Entre eles, os de ansiedade são os mais comuns, atingindo 1 em cada 5 pessoas.

Quando descobriu o problema, Barros teve medo de sofrer preconceito dos colegas, mas diz ter sido bem acolhida, principalmente pela sua chefe, portadora de síndrome do pânico, também um transtorno de ansiedade.

O medicamento, porém, fez com que Barros ficasse com a fala pastosa, o que atrapalhava sua função de relacionamento com clientes. Ela se afastou, então, por dois meses. Voltou ao trabalho normalmente depois.

Demitida em fevereiro, em razão da crise, ela hoje canta na banda Tri Ângulo com o marido.

Quando Alex Costa, 37, teve sua primeira crise, há 11 anos, não se falava abertamente sobre o problema. “Era difícil traduzir aquilo para mim, imagina para os outros.”

O administrador de empresas largou a carreira aos 26 anos e nunca mais conseguiu trabalhar em um ambiente corporativo. “Quem olha de fora e me vê saudável acha que eu poderia ser bem sucedido, dar toda uma qualidade de vida para os meus filhos… Eu sofro com isso.”

Hoje, ele se diz “do lar”.

Existe um mito em torno do executivo, visto como alguém imune aos altos e baixos da vida, avalia o empresário Adriano Silva, 44, fundador do portal Projeto Draft, sobre economia criativa.

“Ninguém fala, mas toda quarta toma um Rivotril pra sobreviver até sexta.” Contra o tabu, ele lançou o livro “Ansiedade Corporativa” (Ed. Rocco, R$ 34), sobre sua convivência com o transtorno.

Para o psiquiatra Márcio Bernik, do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (Amban), existe um discurso de meritocracia a qualquer custo entre as empresas, em que os fortes sobrevivem e os fracos sucumbem, que gera ansiedade.

A pressão constante, por sua vez, não permite que o corpo retorne ao estado de equilíbrio, que deve seguir um momento de estresse. Assim, fica-se sempre em alerta.

“Como a função do corpo é sobreviver, ele vai dar um jeito de te desacelerar. Para isso, vai usar suas vulnerabilidades, como a ansiedade”, diz a psicóloga Michelle Bernardo, da Aporta, que oferece tratamento gratuito em parceria com o Amban e a Faculdade Paulista de Serviço Social.

Já para Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Eisntein, o estresse causado pelo trabalho, a ponto de desencadear a ansiedade, não é pior hoje do que foi no passado. Segundo a neurocientista, a questão central é a habilidade de lidar com ele.

Independentemente da causa, é importante comunicar a empresa de que se está passando por um problema, sobretudo quando o desempenho profissional é prejudicado, diz Marcelo Olivieri, da consultoria Talenses. Isso protege o funcionário de ser mal avaliado, o que pode formar uma bola de neve de ansiedade.

Tratamento

Quando a ansiedade passa a gerar sofrimento excessivo e prejudicar o dia a dia, a pessoa deve buscar um psiquiatra que poderá orientar sobre a necessidade de tomar medicamentos e outras formas de tratamento, como terapia, exercícios e ioga.

Sintomas da cidade

Principais transtornos mentais na cidade de São Paulo, em %

A respiração acelerada é o primeiro sinal de crise, afirma a psicóloga Michelle Bernardo, presidente da Aporta.

Para ajudar a controlá-la, a entidade oferece aulas semanais e gratuitas de kundalini ioga, uma linha específica para esse transtorno, em parceria com o Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas e a Faculdade Paulista de Assistência Social. Interessados devem escrever para grupodeapoio@aporta.org.br.

Embora a linha kundalini seja específica, qualquer modalidade de ioga contribui com o tratamento, diz a neurocientista Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein. Ainda no campo zen, ela recomenda meditação.

As práticas ajudam a aliviar os sintomas, mas é indispensável fazer terapia com um profissional para o sucesso da recuperação, diz Bernado.

Segundo o psiquiatra Márcio Bernik, do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (Amban), a recuperação da síndrome do pânico é mais rápida e pode levar cerca de um ano. Já a ansiedade generalizada e as fobias sociais podem levar muitos anos para serem tratadas.

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INSPIRE, EXPIRE
Especialistas dão dicas para aliviar a ansiedade e controlar crises:

Meditação
Sente-se em um lugar tranquilo, feche os olhos, fique ereto e respire profundamente. Comece com intervalos entre 3 e 5 minutos, prolongando por mais tempo

Ioga
A prática relaxa o corpo, alivia a tensão e melhora a respiração. A linha kundalini é específica para tratar ansiedade e pode ser feita gratuitamente na Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade

Exercícios físicos
Essas atividades contribuem com a liberação de hormônios, como a serotonina, que regula o humor e o sono, além de aliviar a tensão do corpo

Respiração
Em momentos de crise, para combater a sensação de falta de ar, um dos exercícios recomendados é inspirar durante 4 segundos, segurar o ar por 2 e expirar ao longo de 6 a 8 segundos, usando o diafragma

Fonte: Folha de São Paulo, por Fernanda Perrin, 01.11.2015

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

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