25
novembro
2015
Clipping, Mídia,

Grandes companhias do país se reúnem para debater o respeito à diversidade.

Nesta quarta-feira (25), grandes empresas de diferentes setores da economia brasileira se reúnem para discutir boas práticas na promoção dos direitos LGBT. A reunião faz parte da agenda de trabalho do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, espaço de diálogo, compartilhamento de boas práticas e de ampliação do movimento em prol dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O fórum foi criado em março de 2013, a partir de uma parceria entre a Txai Consultoria e o Instituto Ethos, que mobilizou mais de 30 grandes empresas; hoje, a iniciativa reúne mais de 150 grandes companhias empenhadas em aprimorar práticas de gestão empresarial para combater a homolesbotransfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.

“A formação desse grupo representa um avanço importante na forma como as empresas lidam com o tema. Na DuPont, entendemos que um ambiente saudável e produtivo só é possível quando tratamos todos os funcionários, clientes e fornecedores com profissionalismo, dignidade e respeito, promovendo um ambiente onde todas as pessoas podem contribuir e inovar”, destaca Simone Bianche, diretora de RH da DuPont Brasil. Em 2004, a empresa foi uma das primeiras do país a permitir a inclusão do companheiro do mesmo sexo em planos de assistência médica, hoje obrigatório por lei. Naquela época, a DuPont também já concedia o reembolso de 75% na compra de medicamentos, o funcionário só precisava comprovar a união estável.

Esta será a 11ª reunião do Fórum. O evento terá início com um painel que reunirá presidentes de grandes empresas. Na ocasião, Priscila Vansetti, presidente da DuPont, Sérgio Amado, presidente da Ogilvy, Deborah Vieitas, CEO da Amcham (Câmara Americana de Comércio), e Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil, vão compartilhar ações adotadas em suas empresas.

Carta de adesão

Durante o evento, novas empresas vão assinar a Carta de Adesão ao Fórum e seus 10 Compromissos: Jones Lang LaSalle (JLL), Atento e Dell.

O documento orienta as atividades das empresas que participam do Fórum e as signatárias comprometem-se publicamente a fortalecer ou criar ações ligadas à promoção dos direitos LGBT no âmbito interno e externo por meio de 10 compromissos. São eles:

1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT
6. Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing
7. Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade

“A Dell tem como princípio a valorização da diversidade e a promoção de um ambiente de respeito. Para isso, a empresa mantém vários grupos voltados a conscientizar e influenciar a organização sobre melhores práticas para promover um ambiente que favoreça a inclusão”, afirma o presidente da Dell no Brasil.

Segundo ele, entre os grupos de diversidade da Dell, um dos destaques é o PRIDE, voltado a incentivar o ambiente de tolerância e respeito à diversidade de orientação sexual, além de divulgar, interna e externamente, os valores existentes na empresa.

“Ao caminhar por uma empresa do nosso segmento, você vê um mundo de diversidade e de acolhimento ao público LGBT. A Atento apoia a diversidade como um todo e em sua política e valores ressalta o respeito, a inclusão e o bom convívio interno com as diferenças, como por exemplo, o plano de saúde que oferecemos leva em consideração não somente os laços sanguíneos ou civis, mas também as relações sócio e homo afetivas”, destaca Majo Martinez Campos, diretora executiva de RH da Atento, que participou do CONARH 2015, evento da ABRH-Brasil, justamente para falar sobre a valorização da diversidade no trabalho.

Na JLL, as atividades de diversidade e inclusão consistem em remover barreiras e gerar oportunidades para todos, independente de sua orientação sexual. “Nossa missão é criar uma cultura inclusiva com as mais variadas perspectivas e experiências, permitindo que nossos profissionais possam alcançar o seu pleno potencial. Somos uma empresa reconhecida por atrair talentos diversos, por incentivar um ambiente inclusivo e constantemente eleita por nossos clientes pelas nossas características ética e profissional”, comenta Fábia Colon, diretora de Recursos Humanos.

Além da DuPont e das três novas signatárias, fazem parte do Comitê de Empresas 3M, Accenture, Basf, Bayer, Carrefour, Comitê Rio 2016, Dow, Facebook, GE, Google, HSBC, IBM, Monsanto, P&G, Pfizer, PwC, SAP, Sodexo, Whirlpool e White Martins.

Fonte: ABRH, 25.11.2015

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhe
Comentários

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Acompanhe no facebook