07
abril
2020
Clipping, Mídia,

Para equipe econômica, medidas vão salvar empregos

Mesmo com ajuda do governo, estimativas são de que 2 milhões a 3 milhões de trabalhadores sejam dispensados

A equipe econômica acredita que as medidas anunciadas até o momento, seja de flexibilização das regras trabalhistas ou possibilidade de suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada e salário com compensação salarial do governo, devem dar um fôlego para que as empresas não façam demissões em massa pelo período de seis meses. Mesmo com as medidas, a estimativa é que de nos próximos meses de dois milhões a três milhões de pessoas devem perder o emprego.

Na avaliação de técnico da área econômica, o importante é que serão salvos nove milhões empregos. “Não fazemos projeções de emprego. Mas sem o programa estimávamos até 12 milhões de empregos perdidos nos próximos meses. O programa deve salvar 9 milhões. Mas é normal que ainda existam 2 milhões a 3 milhões de demissões”, explicou.

Pelo cenário considerado pelo governo, neste primeiro momento, as grande empresas devem utilizar recursos como antecipação de férias, teletrabalho e regime especial de banco de horas, que foram flexibilizados temporariamente, pela Medida Provisória 927, até o fim do ano devido à decretação de calamidade pública. Somente após o uso desses recursos é que devem recorrer a redução de jornada de trabalho e salários por três meses e a suspensão de contrato por dois meses. “As medidas somadas podem englobar até seis meses. As empresas estão fazendo esse cálculo agora mesmo”, reforçou o técnico. O comportamento das pequenas empresas, no entanto, deverá bem diferente. Isso porque, a expectativa é que suspendam contratos reduzam a jornada e os salários de imediato.

As medidas adotadas pelo governo para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus sobre o emprego devem fazer com que as receitas previdenciárias sofram forte redução neste ano, elevando o rombo da previdência.

Fonte: Valor Econômico, por Edna Simão, 07.04.2020

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhe
Comentários

Calendário

abril 2020
S T Q Q S S D
« mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Acompanhe no facebook