19
março
2019
Clipping, Notícias,

Diferenças políticas podem ajudar equipe a trabalhar melhor.

Promover a colaboração e o debate entre profissionais com opiniões políticas diferentes pode contribuir para a qualidade do trabalho sendo produzido, aponta um estudo de professores americanos que usou como base a enciclopédia colaborativa Wikipedia.

Produzido por pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade de Chicago e da Universidade da Carolina do Norte, o estudo foi publicado recentemente na revista acadêmica “Nature Human Behaviour”.

Os pesquisadores coletaram os dados de edição de mais de 230 mil páginas da Wikipedia escritas em inglês sobre assuntos relacionados a política, questões sociais e ciência. Com a ajuda de algoritmos, identificaram o alinhamento político das pessoas que participaram da redação e da edição das páginas – na Wikipedia, qualquer um pode contribuir com conteúdo para os artigos ou criar verbetes novos.

Em seguida, os professores analisaram os debates que aconteceram em páginas criadas pela Wikipedia para a discussão do conteúdo publicado, e conduziram uma pesquisa com mais de 100 editores. Ao fim, compararam as informações obtidas com a qualidade das páginas, medida por um sistema de ranking automatizado criado pela própria Wikipedia.

Ao fazer a comparação, os autores identificaram uma associação entre as páginas com maior nível de polarização entre os editores e a qualidade dos artigos. A presença de editores com opiniões diversas no mesmo grupo levou a debates mais produtivos e a um desempenho melhor das páginas posteriormente, na comparação com páginas editadas por pessoas com alinhamento político similar ou por grupos formados apenas por editores com posição política moderada. Os resultados foram mais fortes nas páginas de temas relacionados à política, mas também apareceram nos verbetes sobre ciência e questões sociais.

Os autores apontam que os resultados podem ser úteis para a construção de todo tipo de ambiente de discussão com opiniões mais diversas – sejam eles outros sites colaborativos ou equipes dentro de organizações.

James Evans, professor de sociologia da Universidade de Chicago e um dos autores do estudo, explica que os debates suscitados por diferentes pontos de vista não necessariamente acabavam com todos os participantes se tornando amigos. “Mas com diversidade de opiniões políticas trazemos perspectivas individuais e, quando conseguimos trabalhar juntos, produzimos uma perspectiva conjunta mais completa e equilibrada”, diz.

Um ponto se mostrou importante para a obtenção desses resultados, no entanto: ter regras controlando o ambiente em que esses debates aconteciam. Nas páginas de discussão em que o grupo de editores era mais diverso em termos de alinhamento político, os pesquisadores encontraram mais menções às políticas e às regras de edição definidas pela Wikipedia, o que impediu que as conversas resultassem em discussões tóxicas e em comportamento abusivo.

Fonte: Valor Econômico, por Letícia Arcoverde, 19.03.2019

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhe
Comentários

Calendário

março 2019
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Acompanhe no facebook