10
outubro
2018
Clipping, Notícias,

Ser calmo no trabalho pode prejudicar sua carreira. Saiba o porquê.

Quando pensamos em um líder de sucesso, imaginamos um profissional tranquilo. Uma pessoa confiável e equilibrada, capaz de amenizar a ansiedade dos funcionários diante de uma crise.

Uma pesquisa do Center for Creative Leadership (Centro de Liderança Criativa) pode mudar essa visão sobre os executivos, segundo reportagem do site da revista Inc. O levantamento aponta que bons líderes possuem 10 principais traços:

1. Honestidade
2. Habilidade para delegar
3. Comunicação
4. Senso de humor
5. Confiança
6. Comprometimento
7. Otimismo
8. Criatividade
9. Capacidade de inspirar
10. Intuição

Na lista, a tranquilidade não foi incluída. De acordo com o centro, um líder que é sempre visto como sereno pode parecer previsível e desapaixonado.

Um coordenador que é sereno, não importando as circunstâncias, pode parecer desengajado, desmotivado e desinteressado. E desta forma, transmite aos colegas do trabalho a mensagem de que eles não podem trazer suas emoções ao escritório.

Obviamente, o oposto de estar calmo não deve ser tomado como permissão para o líder ser excessivamente emotivo ou fisicamente expressivo, ao ponto da intimidação. Steve Jobs era famoso por gritar com sua equipe quando estava sob estresse.

Embora Jobs possa ter produzido resultados comerciais impressionantes, isso muitas vezes foi à custa da lealdade, dignidade e bem-estar emocional da equipe.

Como disse a autora americana Willa Cather: “Há algumas coisas que você aprende melhor na calmaria e outras na tempestade”.

Aqui estão cinco motivos para você abandonar temporariamente seu comportamento moderado no trabalho:

1. Quando você precisa chamar a atenção da equipe sobre algo urgente
Na correria das empresas hoje em dia, tudo pode parecer de última hora. Como resultado, quando algo realmente urgente surge, as pessoas nem sempre prestam atenção. Para a equipe tomar conhecimento de um problema que precisa ser tratado imediatamente, talvez seja necessário chamar a atenção dos funcionários falando mais alto.

2. Quando há alguém ou algo para comemorar
Mesmo que você esteja honrando as realizações de um membro da equipe em uma pequena reunião para sua equipe imediata, você quer que seu afeto apareça como se estivesse falando em um congresso. Sorria ao falar e dê cadência à voz, para as pessoas não terem de adivinhar se você está satisfeito ou não.

3. Quando você está compartilhando a visão da empresa
A visão de sua empresa pode estar no site e no relatório anual para os acionistas. Isso não é suficiente realmente repercutir entre os funcionários. Se você quer que as pessoas se sintam conectadas e inspiradas pela companhia, você precisa falar sobre isso com orgulho na voz, emoção em seu rosto e em um tom que demonstre que você se importa — e quer que seu povo também se importe.

4. Quando você precisa parar um comportamento o mais rápido possível
Quando se trata de comportamentos que colocam as pessoas e / ou a empresa em risco — como um funcionário fazendo um comentário homofóbico — você precisa ser firme para interromper a ação e defender a companhia. Fale em um tom que transmita a seriedade da situação. É importante demonstrar que não está passivo diante da situação e que vai garantir que isso não vai ocorrer novamente.

5. Quando você está reunindo as tropas
Retrocessos acontecem. Mudanças são inevitáveis. No diálogo com a equipe em momentos de transformação da empresa, você pode precisar começar com um tom empático e compassivo, que reflita o medo e a tristeza de seus funcionários. E, então, pode depois mudar para uma linguagem corporal animada para transmitir sua esperança e excitação para o futuro. Faça o que for, não deixe de fazer algo.

Se permanecer calmo, pode enfraquecer sua capacidade de estabelecer limites firmes e inspirar os outros. Use sua tranquilidade como uma ferramenta de liderança estratégica, o que também significa saber quando colocá-la de lado.

Fonte: Época Negócios, 09.10.2018

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Compartilhe
Comentários

Calendário

outubro 2018
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Acompanhe no facebook