Empresa que permitiu xingamentos racistas terá que indenizar trabalhador

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

A Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) registra: “Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos formam parte integrante da humanidade”. A passagem foi enfatizada em…

Bônus de contratação de gerente é incorporado apenas ao FGTS do mês do pagamento

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

Apesar da natureza salarial, a parcela tem limitações quanto à repercussão nas demais. 03/03/21 – A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que o bônus de contratação pago pelo Banco Safra S.A. a uma gerente tenha repercussão apenas sobre o depósito do FGTS referente ao mês do pagamento e à indenização de 40% sobre…

Mantida ordem de alterar função de empregado que teve quase metade do corpo queimado em acidente

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

A decisão, porém, não reconhece de imediato o direito à estabilidade acidentária 04/03/21 – A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que determinou à Pirelli Pneus Ltda. a mudança de função e de setor de um auxiliar de produção que sofreu queimaduras em 47% do corpo em acidente…

Relator considera inconstitucional limitação territorial de sentenças em ação civil pública

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

Para o ministro Alexandre de Moraes, a norma restringe a eficácia da proteção de direitos coletivos. Cinco ministros o acompanharam. Pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu, nesta quinta-feira (5), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1101937, que discute a constitucionalidade do artigo 16 da Lei da Ação Civil Pública (Lei 7.347/1985), que limita…