STF discutirá ônus da prova para responsabilização de entes públicos em casos de terceirização

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a repercussão geral do tema tratado no Recurso Extraordinário (RE) 1298647 (Tema 1118), em que o Estado de São Paulo questiona decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que lhe impôs a responsabilidade subsidiária por parcelas devidas a um trabalhador contratado por empresa prestadora de serviço. No…

Indicação de advogado pelo ex-empregador impede homologação de acordo extrajudicial

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

Ex-patrão e ex-empregada recorreram de decisão de 1º grau da Justiça do Trabalho de São Paulo que extinguira o pedido conjunto de homologação de acordo extrajudicial. O motivo foi a indicação da advogada da ex-empregada por advogados da ex-empregadora, o que, por si só, enseja a não homologação. Na decisão de 2º grau, os magistrados…

Aviso-prévio recebido durante licença-maternidade torna nula dispensa de caixa

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

O fato de o aviso ter terminado após o período de estabilidade não afasta a nulidade. 11/01/21 – A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a nulidade da dispensa de uma caixa da Lotérica Xis Platina, de Belo Horizonte (MG), por ter recebido aviso-prévio durante a licença-maternidade, ou seja, no período de estabilidade no trabalho.…

Médico que teve ação arquivada por faltar a audiência não pagará honorários de sucumbência

Posted by & filed under Clipping, Tribunais.

Segundo a 8ª Turma, a CLT não prevê a condenação em honorários nesse caso. 12/01/21 – A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho isentou um médico da Fundação Maçônica Manoel dos Santos, de Uberlândia (MG), do pagamento de honorários advocatícios de sucumbência em ação trabalhista que foi arquivada em razão de seu não comparecimento à…