17
maio
2018
Clipping, Doutrina,
Cabimento dos honorários advocatícios no processo de execução trabalhista.

A partir da entrada em vigor da Reforma Trabalhista o processo do trabalho passou a conviver, em maior extensão, com a figura dos honorários advocatícios em razão da mera sucumbência. A novidade legislativa rompe com a sistemática anterior, pela qual não eram devidos honorários advocatícios nas lides decorrentes da relação de emprego (art. 5º, da…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Jurisprudência,
Banco é condenado a pagar tempo gasto por trabalhador em treinamentos fora do expediente.

Empresa que exige de seus empregados a realização de cursos pela intranet deve pagar pelo tempo gasto nessa atividade, caso realizada fora do horário de trabalho. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) manteve a condenação imposta ao Itaú Unibanco de quitar, como horas extras, o tempo…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Jurisprudência,
Rescisão indireta não impede estabilidade da gestante.

Se a rescisão indireta do contrato de trabalho é reconhecida, assim como o estado de gravidez da trabalhadora ao tempo do encerramento contratual, cabe a condenação do empregador ao pagamento de indenização substitutiva da estabilidade provisória da gestante, na forma garantida pelo artigo 391-A da CLT. Nesse sentido foi a decisão proferida pelo 5ª Turma…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Jurisprudência,
Trabalhadora que limpava pizzaria e residência do sócio não consegue adicional por acúmulo de funções.

Apesar de ter sido contratada para exercer a função de serviços gerais junto à pizzaria, trabalhava também na residência do sócio-proprietário dela, desempenhando atividades típicas de empregada doméstica. Foi o que relatou a trabalhadora, ao buscar, na Justiça do Trabalho, o reconhecimento do direito às diferenças salariais decorrentes do acúmulo de funções. Na versão da…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Jurisprudência,
Empregado não é responsável por danos e avarias decorrentes do uso cotidiano de veículo fornecido para seu trabalho.

Instalador de linhas telefônicas e de internet que trabalhava para a empresa Telefônica Brasil S.A. recorreu sobre sentença (decisão de 1º grau) da juíza Marcelle Coelho da Silva, da 7ª Vara do Trabalho da Zona Leste (capital paulista), que, entre outros títulos, não tinha deferido o ressarcimento de descontos em sua rescisão, referentes a “avarias”…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Jurisprudência,
TRT18 anula sentença por ausência de depoimento de testemunha.

Por unanimidade, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), reconheceu a nulidade de sentença proferida pelo Juízo de Uruaçu (GO), e determinou o retorno dos autos para ouvir as testemunhas da reclamada em nova audiência de instrução. A empresa Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral S.A. recorreu de sentença condenatória em…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Notícias,
Justiça trabalhista aceita ação cível para evitar honorários.

Um empregado conseguiu na Justiça do Trabalho a produção antecipada de prova, prevista no processo civil, para evitar o pagamento de honorários periciais e advocatícios em caso de derrota em uma futura ação contra a empresa. Com a reforma trabalhista, em vigor há seis meses, a parte perdedora passou a ter de arcar com esses…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Notícias,
Cobrança de custas judiciais só vale para ações trabalhistas após a reforma.

A comissão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) criada para analisar os efeitos da reforma trabalhista concluiu que a nova legislação só afeta as ações judiciais apresentadas pelos trabalhadores a partir da entrada em vigor das novas regras, em 11 de novembro de 2017. O parecer é restrito a aspectos processuais, como honorários de sucumbência…

Leia mais
17
maio
2018
Clipping, Notícias,
Comissão do TST decide que trabalhador não pagará honorário em caso de derrota.

A comissão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) responsável por avaliar a reforma trabalhista decidiu que o trabalhador com ações anteriores à nova legislação não terá de pagar honorários devidos em caso de derrota na ação e custas processuais. Pela regra anterior, o trabalhador que alegasse insuficiência financeira tinha o benefício da gratuidade. A proposta…

Leia mais

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Acompanhe no facebook