30
junho
2017
Clipping, Destaque, Doutrina,
Terceirização da atividade-fim é o fim da terceirização.

“E assim chegar e partir… São só dois lados Da mesma viagem O trem que chega É o mesmo trem Da partida…” (Encontros e Despedidas – Milton Nascimento) A lei 13.429/17, recentemente sancionada, segundo se diz, possibilita a terceirização da atividade-fim. A referida lei, no entanto, não obstante a sua ilegitimidade, dada pela supressão do…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Doutrina,
A polarização da reforma trabalhista e suas reações maquinais.

A atual gestão executiva da República, desde sua mudança representativa vem alterando as legislações constitucionais através de projetos de leis como a PEC 241, ao qual congelou os gastos públicos na área de saúde e educação por 20 anos, “a fim de garantir” ao orçamento público condições de pagamento dos juros devidos aos bancos, ao…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Jurisprudência,
Empresas são condenadas por etiquetar pertences íntimos e expô-los a outros empregados.

Em dois julgamentos recentes, a Primeira e a Sétima Turmas do Tribunal Superior do Trabalho rejeitaram recursos contra condenação ao pagamento de indenizações por dano moral decorrentes de revistas abusivas em bolsas e pertences pessoais. O entendimento do TST é o de que a revista, sem contato físico, não caracteriza dano moral, mas, nos dois…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Jurisprudência,
Litigância de má-fé: Entregador de leite é condenado por mentir em ação trabalhista.

Um entregador de leite da região de Confresa ajuizou um processo na Justiça do Trabalho pedindo o pagamento de verbas trabalhistas que seriam devidas por uma indústria de laticínios da região, indicando-a como seu suposto empregador. No entanto, após analisar as provas, o juiz Ediandro Martins, titular da Vara do Trabalho da região, constatou que…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Jurisprudência,
Justiça do Trabalho reverte justa causa aplicada a empregado acusado de burlar catraca de restaurante da empresa.

A Justiça do Trabalho reverteu a justa causa aplicada a um trabalhador que foi dispensando após acusação de burlar a catraca de acesso ao restaurante da empresa, permitindo a passagem de outras pessoas. A empresa capitulou a falta como ato de improbidade, a permitir a demissão por justa causa. Mas a juíza Maria Socorro de…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Jurisprudência,
Empregado em mina de subsolo tem direito a intervalo de 15 minutos a cada 3 horas trabalhadas e mais o intervalo de uma hora.

Pouca ventilação e baixa luminosidade. Essas são as condições adversas que os empregados que prestam serviços no subsolo enfrentam. Por essa razão, os trabalhadores em minas de subsolo devem pausar 15 minutos a cada 3 horas consecutivas de trabalho, conforme dispõe o artigo 298 da CLT. E mais: essa pausa não se confunde com o…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Jurisprudência,
Vigia que ficou sem chave da guarida e teve que trabalhar exposto ao tempo consegue indenização por danos morais.

O reclamante era vigia e, após cinco meses de trabalho na empresa, foram retiradas dele as chaves da guarida. Dessa forma, ele se viu obrigado a trabalhar sempre do lado de fora, expondo-se ao frio, chuva ou vento, sem qualquer conforto para exercer seu ofício e sem acesso a água potável. Essa foi a situação…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Notícias,
Esta é a pior forma de dar feedback para alguém no trabalho.

Ninguém aprende na faculdade a dar feedbacks para chefes, colegas ou subordinados, embora essa seja uma tarefa que profissionais de qualquer área terão que enfrentar mais cedo ou mais tarde em suas carreiras. Por esse motivo, é difícil encontrar pessoas que fazem críticas ou mesmo elogios no trabalho de forma eficiente. A maioria comenta o…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Notícias,
Quais situações podem render “advertência” no trabalho?

O empregador tem o direito de aplicar penalidades aos seus funcionários quando eles descumprirem as obrigações previstas no contrato de trabalho, no regulamento da empresa ou na lei. Nesse sentido, a legislação trabalhista prevê duas formas de punição ao trabalhador: a suspensão e a dispensa por justa causa. A advertência, por sua vez, não está…

Leia mais
30
junho
2017
Clipping, Notícias,
Terceirização exige aprendizado contínuo e executivo multi-tarefa.

Mudanças nas regras trabalhistas estão apenas começando, mas seus reflexos já aparecem nas relações das empresas com seus profissionais. A terceirização, que deve ganhar espaço como forma de contrato, passa a exigir executivos com perfil polivalente e múltiplas competências. No novo cenário, a meta não será mais galgar postos numa mesma empresa, mas disputar cargos…

Leia mais
29
junho
2017
Clipping, Doutrina,
Motorista e cobrador – Possibilidade do exercício das funções simultaneamente.

A década de 90 trouxe uma série de influências externas que forçaram as empresas a produzir cada vez mais se utilizando de cada vez menos recursos humanos para serem competitivas no mercado globalizado. Um dos recursos mais utilizados pelas empresas para buscar otimizar ao máximo a capacidade de produção da organização é o da tecnologia…

Leia mais

Calendário

junho 2017
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Acompanhe no facebook