13
novembro
2015
Clipping, Destaque, Doutrina,
Trabalhar 7 dias consecutivos é contra a lei?

O dia de folga deverá ser preferencialmente aos domingos. Em alguns casos, a lei autoriza que seja concedido em outro dia da semana. Por exemplo, diante da necessidade do serviço aos domingos, quando houver prévia autorização do Ministério do Trabalho e Emprego. Contudo, sempre será obrigatório que haja uma folga na semana. Se o colaborador…

Leia mais
13
novembro
2015
Clipping, Jurisprudência,
Por falta de isolamento adequado, médica da rede pública obtém adicional de insalubridade em grau máximo.

Uma médica que atendia em Centros Municipais de Urgências médicas (CMUMs) de Curitiba deverá receber adicional de insalubridade em grau máximo, 40%, pela exposição frequente a agentes transmissores de doenças infectocontagiosas. A decisão da 3ª Turma de desembargadores do TRT-PR aponta que a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e o Município de Curitiba,…

Leia mais
13
novembro
2015
Clipping, Jurisprudência,
Marco inicial para consideração de fraude à execução é a distribuição da reclamação trabalhista.

Decisão da 8ª Turma do TRT da 2ª Região relatada pelo desembargador Rovirso Aparecido Boldo determinou que o marco inicial para a consideração da fraude à execução é a distribuição da reclamação trabalhista. Dessa forma, as alienações de imóveis pelos sócios após o início da ação são nulas, mesmo que essas vendas tenham ocorrido antes…

Leia mais
13
novembro
2015
Clipping, Notícias,
Mulheres receberam 74,5% do salário dos homens em 2014, aponta IBGE.

As mulheres continuaram a receber salários menores que os dos homens em 2014. A diferença, no entanto, diminuiu, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, elas receberam em média 74,5% da renda dos homens – em 2013 o percentual era 73,5%. “A gente vê…

Leia mais
13
novembro
2015
Clipping, Notícias,
Empregadores devem investir em prevenção.

Planejamento e programa de compliance trabalhista são algumas das medidas sugeridas por especialistas para se evitar condutas que possam levar empresas a condenações por danos morais na Justiça do Trabalho. Casos como os de empregadores que fazem pressão psicológica para funcionários pedirem demissão. Essas condutas muitas vezes estão arraigadas à cultura da empresa, segundo o…

Leia mais
13
novembro
2015
Clipping, Notícias,
Empresas indenizam empregados pressionados a pedir demissão.

Empresas que pressionam funcionários a pedir demissão têm sido condenadas por danos morais na Justiça Trabalhista. As indenizações, mantidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) chegam a R$ 40 mil. Os ministros entendem que o empregador não pode fazer pressão psicológica ainda que enfrente dificuldades financeiras ou o empregado tenha cometido falta grave. Algumas decisões…

Leia mais

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Acompanhe no facebook