11
junho
2015
Clipping, Doutrina,
“O imposto sindical tem de acabar”, afirma ex-presidente do TST e ex-ministro do Trabalho.

O ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto, conhece como poucos o movimento sindical. Ex-advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema nos anos 1970 e 1980, quando Lula estava à frente da entidade, Pazzianotto diz que o “sindicalismo chapa-branca” contaminou o movimento sindical nos…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Jurisprudência,
Balconista que colocava piercings tem direito a diferenças salariais por acúmulo de função.

A Justiça do Trabalho garantiu a uma balconista diferenças salariais por acúmulo de função, uma vez que, entre suas atividades na Methamorfose Taguatinga Varejista de Bijouterias Ltda. estava a de aplicar piercings em clientes. Para o juiz Erasmo Messias de Moura Fé, titular da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, a atividade em questão nada…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Notícias,
Gari varredor tem direito ao adicional de insalubridade em grau máximo?

Eles são responsáveis pela limpeza das nossas cidades. Muitas vezes, nem notamos presença deles, mas, se por alguma razão, eles não estão lá, o que ocorre é simplesmente o caos. São os garis, aqueles simpáticos profissionais de uniforme alaranjado que coletam nossos lixos e varrem as nossas ruas, praças e calçadas. Quando coletam os lixos…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Jurisprudência,
O uso de e-mail corporativo para fins pessoais é mau procedimento e gera demissão por justa causa.

Uma empresa que comercializa materiais de escritório entrou com recurso ordinário no TRT da 2ª Região, questionando decisão da 13ª Vara do Trabalho de São Paulo, que invalidara a demissão por justa causa de uma ex-funcionária da reclamada. A reclamante foi demitida por ter utilizado o e-mail corporativo para enviar e receber mensagens com conteúdo…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Jurisprudência,
Empresa é multada por atrasar quatro meses o pagamento de verbas rescisórias de trabalhador falecido.

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aplicou à Paineiras Limpeza e Serviços Gerais Ltda., de São Paulo (SP), multa pelo atraso de quatro meses no pagamento das verbas rescisórias à viúva de um empregado falecido em novembro de 2010. Para a Turma, a morte do empregado não elimina o prazo, mas apenas…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Jurisprudência,
Empresa pagará seguro de vida a viúva de empregado licenciado que morreu de causas naturais.

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Souza Terraplanagem Ltda. contra decisão que a condenou ao pagamento do seguro de vida por morte e despesas funerárias à esposa de um empregado que faleceu durante licença previdenciária. Segundo a decisão, a suspensão do contrato de trabalho paralisa apenas os efeitos…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Notícias,
Pré-férias: o descanso remunerado antes de você começar no novo emprego.

Começar um novo emprego após um longo e extenuante período de trabalho pode prejudicar tanto o funcionário quanto a empresa. Afinal, o “burnout”, estado de exaustão extrema e perda de interesse nas tarefas, aniquila a produtividade. Foi ao se deparar com um desses casos que Jason Freedman, CEO de 42Floors, serviço imobiliário de São Francisco,…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Destaque, Notícias,
Entenda a proposta de terceirização e como ela pode afetar sua vida.

A Câmara dos Deputados aprovou alterações na lei que regulamenta a terceirização do trabalho no país, mas pontos essenciais da proposta foram mantidos. O projeto propõe que empresas possam terceirizar todas as suas atividades. Hoje, apenas as atividades-meio podem ser terceirizadas. Como exemplo, em uma montadora, um analista de sistema é atividade-meio; já em uma…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Notícias,
Para economizar, empresas trocam os programas ao vivo pelos virtuais.

Recorrente nas empresas ao longo deste ano, o mote do “fazer mais com menos” está levando as companhias a repensarem os investimentos em programas de treinamentos e desenvolvimento de profissionais. A necessidade de estimular a produtividade e eficiência, no entanto, significa que essas ações não podem parar. Uma das saídas tem sido a adoção da…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Destaque, Notícias,
Recursos Humanos: parceiro ou inimigo?

Vice-presidente de uma fabricante multinacional de peças de infraestrutura, o californiano Sumit Mehrotra nunca foi muito fã do departamento de Recursos Humanos das empresas em que trabalhou. Para ele, eram burocratas que tentavam aplicar regras bobas que ditam quem pode ou não ser promovido. Por isso, em novembro de 2013, quando Mehrotra recebeu a tarefa…

Leia mais
11
junho
2015
Clipping, Notícias,
Ministro do TST: Lei Pelé e CLT não devem ser usadas para jogador de futebol profissional.

Em audiência pública promovida pela Comissão do Esporte da Câmara, nesta quarta-feira (10), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos afirmou que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT – Decreto-Lei 5.452/43) e a Lei Pelé (Lei 9.615/98) não deveriam ser utilizadas como base para regular a atividade profissional do jogador…

Leia mais

Calendário

junho 2015
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Acompanhe no facebook